Você sabe como o PBQP-h pode melhorar a gestão da qualidade na construção civil?

A busca incessante por modelos de excelência em gestão, bem como pelo desenvolvimento de um pensamento estratégico voltado para a redução de custos e aumento da produtividade, são algumas das ideias fixas presentes de em muitas empresas modernas. A preocupação com a gestão da qualidade está presente nos núcleos gerenciais de organizações de diversos setores, especialmente na construção civil, o que explica o aumento da importância de programas como o PBQP-h. Mas você sabe como o PBQP-h pode melhorar a gestão da qualidade na construção civil? Neste artigo você irá descobrir o que é e qual a relevância desse instrumento para o setor de edificações.

 

O que é PBQP-h

O PBQP-h é o acrônimo para Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, um instrumento criado no país em 1991, em cumprimento aos acordos firmados no ato da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II). O objetivo desse conjunto de regras é o de melhorar a gestão da qualidade das edificações e, por consequência, desenvolver a competitividade das empresas nacionais.

 

Para quem interessa o PBQP-h

Conhecer bem o PBQP-h é imprescindível a qualquer construtora que deseje ter resultados satisfatórios num dos setores mais competitivos da economia brasileira. Para se ter uma ideia da grandeza desse instrumento, instituições como a Caixa Econômica Federal, responsável por 80% dos financiamentos imobiliários no país, exigem o certificado PBQP-h como requisito básico e preliminar para a realização de parcerias no setor.

 

Do que consiste

O PBQP-h consiste em um conjunto integrado de ações e avaliações com relação à:

  • Melhoria na qualidade dos materiais;
  • Conformidade das empresas
  • Investimento em tecnologia;
  • Qualificação da mão-de-obra e valorização dos profissionais do setor;
  • Otimização do uso dos recursos públicos.

 

Quais as vantagens do PBQP-h ao setor na gestão da qualidade do setor de construção civil

O PBQP-h é um conjunto de boas práticas gerenciais voltadas para a melhoria de processos que resultam em benefícios como:

  • Melhoria dos resultados do negócio (financeiros e operacionais);
  • Facilitação na obtenção de financiamentos, bem como na concessão de subsídios governamentais;
  • Redução dos custos por meio da diminuição do desperdício;
  • Redução de processos desnecessários ou repetitivos;
  • Participação no programa Minha Casa Minha Vida;
  • Valorização da marca e aumento da confiabilidade dos clientes na empresa;
  • Empoderamento dos funcionários e, portanto, aumento da motivação da equipe de trabalho;
  • Profissionalização da mão-de-obra.

A melhoria na qualidade dos processos internos deve ser um alvo constante a ser perseguido pelas empresas do setor de construção civil. O objetivo primordial é o de alinhar a qualidade da execução de obras e da elaboração de projetos ao que já é desenvolvido no exterior, além de melhorar o posicionamento dessas empresas no mercado. Através do acompanhamento permanente de indicadores de desempenho, uso de estratégias de boas práticas de gestão de processos, implementação de técnicas de melhoria contínua, além da adoção de abordagens modernas em gestão da qualidade (como as contidas no PBQP-h), é possível atingir níveis de excelência no setor da construção.

Por fim, vale ressaltar que esse artigo apresenta de modo amplo um resumo de tudo o que é o PBQP-h, mas caso você queira entender melhor os requisitos discutidos por esse programa, sugiro que acesse uma palestra feita por mim aqui na Q2 Management sobre a estrutura e principais requisitos atualmente exigidos pelo PBQP-h: https://youtu.be/-fLHhR298bk

Sua empresa já é certificada? Quais benefícios vocês já colheram em relação as práticas do PBQP-h? Deixe uma mensagem e iremos debater um pouco mais sobre essa questão!

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