Tipos de tintas e suas indicações

A finalização de uma obra, seja construção ou reforma, é a parte mais empolgante de todo esse processo. Isso porque, depois de alguns transtornos e dores de cabeça, você finalmente consegue ver o espaço ficando pronto. A escolha da cor das paredes e do tipo de tinta que será usada é um dos itens que melhor define a cara do ambiente.

 

 

 

http://www.hidrel.net.br/fabrica-de-tintas-suvinil-da-hidrel/

As tintas Látex ou PVA (Acetato de Polivinila) são compostas basicamente de água e seu acabamento é sempre do tipo fosco. São indicadas a ambientes internos que, de preferência estejam em pouco contato com umidade e luz solar, pois não é uma tinta muito resistente. Podem ser aplicadas em paredes amaciadas, ou seja, com massa corrida aplicada, paredes em concreto ou até blocos de cimento.

Tintas acrílicas são parecidas com as tintas látex, com apenas o acréscimo de resina acrílica em sua formulação. Com essa pequena mudança, que altera o seu preço em relação à tinta látex, a tinta acrílica tem a vantagem de poder ser aplicada em ambientes que estejam expostos a umidade, como cozinha e tetos de banheiros. Outra vantagem da tinta acrílica são as possibilidades de acabamento que ela proporciona: fosca, acetinada e semibrilho

 

 

 

https://www.coral.com.br/pt/artigos/nova-ferramenta-permite-testar-os-tons-de-tinta-antes-da-pintura

A tinta esmalte, por outro lado, tem como base solvente em lugar da água. Com isso, possui cheiro mais forte que as tintas látex e acrílica. Esse tipo de tinta é recomendado para superfícies em ferro ou madeira, como janelas e corrimões, e pode ser aplicada em áreas externas, pois é resistente ao sol e a chuva. Pode ser encontrada em alto brilho, que é o mais comum, mas também nos acabamentos fosco e acetinado.

As tintas epóxi são tintas sintéticas, que não são solúveis em água, cuja resistência supera as demais. Isso porque é um tipo de tinta indicado a ambientes que podem estar expostos a umidade, como banheiro, cozinha e área de serviço, e ambientes expostos a água, como caixas d’água e piscinas. Em contraponto a essas vantagens, essa tinta precisa ser aplicada por profissionais, pois é um produto de difícil aplicação.

 

 

 

https://tintas-suvinil-colore-canoas.negocio.site/

Existem ainda as tintas super laváveis e tintas inodoras que se adequam a situações de necessidade de manutenção e limpeza constante e necessidade de dissipar o odor de maneira rápida, respectivamente.
Para a escolha da tinta é preciso entender bem o que se quer para o ambiente e suas necessidades de manutenções e aplicações. É importante ressaltar que os ambientes que receberão a aplicação de tinta precisam estar limpos e sem interferências e que os detalhes que limitem as superfícies a serem pintadas sejam protegidas, para que o trabalho aconteça de forma tranquila e o resultado seja agradável.

Fechar Menu