Revestimentos amadeirados

Ao construir ou reformar os ambientes, a escolha dos revestimentos é um momento que pode dar margens a muitas dúvidas devido a grande variedade de opções. Um modo de facilitar nessa escolha é pensar no conforto e utilização do espaço projetado. Para quem busca conforto e aconchego ao mesmo tempo que busca imprimir uma aura de sofisticação e rusticidade, uma opção pode ser os revestimentos amadeirados.

Piso de madeira

Inspiração para todos os outros revestimentos, a madeira é utilizada como revestimento de piso a muito tempo e desde sempre trouxe para os ambientes a sensação de conforto térmico e aconchego por ser um material quente.

 

 

 

https://www.madel.com.br/piso-pronto-cumaru-de-madeira-macica-extra-nobre

O piso de madeira pode ser instalado de várias maneiras, sendo elas por réguas ou tacos de madeira maciça natural ou madeira estruturada, que apresenta um custo menor em relação as madeiras naturais, pois apenas a camada superior do material é a madeira escolhida e o restante é uma estrutura laminada composta de outros tipos de madeira para darem a espessura necessária para a instalação.

Em ambos os casos, não é indicado o contato com a água, pois pode ocorrer trincas e empenamento das réguas. Em caso de um eventual acidente com água, é importante secar o quanto antes. Outro aspecto que necessita de atenção em pisos de madeira é a facilidade de riscar as peças, pois o material é bastante sensível a esse tipo de avaria. Caso ocorram alguns riscos, é possível lixar, calafetar frestas que possam surgir e envernizar para proteger, sendo que o piso de madeira maciça natural permite que se faça essa manutenção mais vezes do que o estruturado.

Piso laminado

O piso laminado veio como uma alternativa ao custo alto do piso de madeira maciça natural e também ao piso estruturado. Seguindo a lógica do piso estruturado, o piso laminado é composto por camadas, sendo que a camada que mostra o acabamento do revestimento é uma impressão de padrões que imitam madeira.

 

 

 

https://www.duratexmadeira.com.br/pisos/pisos-laminados/marcas-tempo-by-casa-claudia/

Trata-se também de um piso que consegue promover um excelente conforto térmico e apresenta grande variedade de acabamentos. Sua instalação é rápida e limpa, porém seu desempenho em contato com a água mostra-se pior do que os revestimentos de madeira maciça natural ou piso estruturado, pois as placas podem inchar e não existe outra solução além da substituição do piso danificado.

 Piso vinílico

Um revestimento que vem ganhando espaço por apresentar maior durabilidade em relação ao piso laminado é o revestimento vinílico, que é composto por material maleável, que se adequa ao contrapiso onde será instalado, e a lâmina impressa que imprime o aspecto que imita a madeira.

 

 

 

https://www.duratexmadeira.com.br/pisos/pisos-vinilicos-lvt/urban/

Esse revestimento tem como grande vantagem oferecer um bom conforto térmico e acústico, tem instalação fácil, rápida e limpa e é resistente a água. Sua manutenção do dia a dia é fácil e o cuidado que se deve ter com esse revestimento é com a concentração de cargas pontuais que podem marcar as placas. Caso isso ocorra, é possível realizar a substituição da placa com facilidade nas versões coladas e clicadas.

Piso porcelanato

Porcelanatos são conhecidos por sua extensa variedade de acabamentos e estampas, além de durabilidade e facilidade de manutenção. Com a procura crescente por revestimentos amadeirados, as empresas tem apresentado novos produtos a cada ano para suprir essa busca.

 

 

 

https://archtrends.com/projeto/portobellosa/tendencias-e-mosaicos/4803

Justamente pela fácil manutenção, os porcelanatos que imitam madeira podem ser utilizados em todos os ambientes da casa, incluindo áreas molhadas como banheiros e áreas externas.

A grande diferença em relação aos demais tipos de revestimentos amadeirados é que, devido a composição do material do porcelanato, trata-se de um piso frio que não traz muito conforto ao toque, o que para alguns pode ser uma desvantagem.

Aos que desejam ter alguns desses revestimentos em seu ambiente, basta avaliar qual se encaixa melhor no quesito durabilidade, manutenção, custo e aspecto geral de cada um deles.

 

 

Fechar Menu