Fundação tipo radier

zambaldi22
Classificada como fundação rasa ou direta (profundidade igual ou menor que 3 metros) o radier é semelhante a uma placa maciça de concreto, popularmente chamada de laje e abrange toda a área a ser construída.

Por estar em contato direto com o solo o radier recebe todas as cargas vindas das vigas, pilares e paredes da estrutura.Por sua vez a distribuição das cargas para o solo ocorre de modo uniforme possibilitando o uso dessa fundação á maioria dos tipos de solo incluindo os que possui menor resistência e/ou espessura da camada relativamente profunda.

O radier é utilizado principalmente em construções de casas térreas, sobrados e edificações. Dependendo das características do projeto, os radiers podem ser construídos em concreto armado, concreto reforçado com fibras de aço ou em concreto protendido.

Radier em concreto armado: é utilizado principalmente em construções de casas térreas, sobrados e edificações com até 5 pavimentos.

Radier em concreto reforçado com fibras de aço: é utilizado principalmente em construções de casas térreas, sobrados e edificações com até 4 pavimentos. A fibra de aço, quando adicionada a  composição do concreto melhora as propriedades mecânicas do concreto e evitar fissuras. Também utilizado em casas e edificações onde serão aplicados pisos industriais

Radier em concreto protendido:  Indicado para grandes áreas de fundação, com o objetivo de construir placas sem juntas de construção ou serrada.

fundradier2

 

Saiba mais sobre Fibra de Aço

Vantagens da fundação radier

  • Baixo custo em relação as demais fundações como as sapatas;
  • Rapidez na execução e portanto,
  • Redução na mão de obra;
  • Também desempenha função de piso pronto.

Passos a serem tomados antes da execução

  • Análise do solo;
  • Elaboração de Projetos: arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, telefone;
  • Orçamento;
  • Cronograma das etapas da obra.

Passo a passo para execução

Topografia: O solo precisa estar bem nivelado. A equipe responsável por essa etapa irá verificar todo o local a ser construído e quais ajustes serão necessários como compactação do solo, por exemplo.

Demarcação: Com o auxílio da mesma equipe de topografia realiza- se a demarcação da forma do radier. Lembrando que as áreas dos banheiros deverão ser rebaixados (em torno de 4 e 5 cm) possibilitando a execução do caimento dos ralos.

Instalações: Realizado o nivelamento e demarcação do terreno, agora é a hora de executar as instalações hidro sanitárias (caixas de passagens, esgotos, ralos, etc.), elétricas, telefone, interfone. Tudo de acordo com o projeto.

Montagem das formas e preparação da base: As formas podem ser montadas com madeiras ou metálicas, em obras onde serão executados vários radiers do mesmo modelo. Com a forma pronta vem a preparação da base que é feita com brita espalhada por toda a área do radier. Esse procedimento é importante para evitar que tanto a armadura como o concreto entre em contato direto com o solo. Em seguida, coloca- se uma lona de plástico como um tipo de impermeabilização em cima da brita impedindo que o concreto penetre.

Montagem da armadura: Dimensionamento, tipo (dosagem de fibras de aço kg/m³) são definidos no projeto.

Concretagem: Estando tudo em ordem é realizada a concretagem utilizando carrinhos de mão acompanhado de vibradores para garantir o total preenchimento do radier ou ainda, bombas de concreto em casos de concreto usinado.

Cura do Concreto: A cura começa no mesmo dia da concretagem, devendo durar no mínimo 7 dias após a concretagem. É fundamental molhar a laje já no mesmo dia para evitar fissuras devido a evaporação da água contida no concreto.

Portanto, se quer construir procure um profissional da área e veja a possibilidade de usar fundação em radier.

Artigo original: http://matconsupply.com.br/fundacao-tipo-radier/

Fechar Menu